sexta-feira, 23 de abril de 2010

Calvário

Pela Páscoa, as gentes de Cidadelhe ainda cantam as "Alvissaras" a "Encomendação das Almas" e o "Cantar dos Martírios". No último domingo de Páscoa o Pálio de Cidadelhe já não saiu à rua!

Faia Brava

"Faia Brava: Aqui está a nascer a primeira reserva natural privada de Portugal... com 600 hectares, acredita-se que a conservação da natureza é também uma tarefa dos cidadãos. ... Estamos na região do Riba-Côa, no concelho de Figueira de Castelo Rodrigo, com Cidadelhe, já do lado de Pinhel, a pontuar de branco a crista oeste deste vale fechado ..."
Público (22/04/2010) » http://ecosfera.publico.pt/biodiversidade/Details/faia-brava-aqui-esta-a-nascer-a-primeira-reserva-natural-privada-em-portugal_1433432

Sons da primavera, do cúco e do galo

Marianas

Pelos recantos da aldeia existem às centenas.
As marianas nascem e crescem entre as pedras!

Sr. Peru

É o rei e senhor do galinheiro da Ti'Maria Alice. Deve pesar uns 19 Kg, tem na cabeça verrugas e carúnculas coloridas e abre a cauda em leque.

Os últimos animais

Em Cidadelhe restam 3 burros, 1 vaca e 1 macho!
Por entre oliveiras centenárias e terrenos por amanhar, o macho é rei e senhor mas ao mesmo tempo solitário. De que lhe vale ser o único? Nada!

Fonte da Amoreira

Fonte da Amoreira datada de 1818.
Sem água não há vida!

quinta-feira, 22 de abril de 2010

Palheiro

Este é o último palheiro da aldeia e é do Tio António da Ester. Era o mestre que sabia e trabalhava a pedra. Fazer o palheiro era seguramente outra arte que não deixava por mãos alheias!

Rima de lenha

Lenha para a lareira e para aquecer o forno onde o folar da Páscoa é cozido e o cabrito é assado. Bom, esta é do Sr. Óscar que já conta com 86 Primaveras e ainda se aventura a limpar os carrascos que aumentam a rima de lenha.