domingo, 23 de março de 2014

2ª HortaVaranda

A minha 2ª HortaVaranda (versão Beta)
Descrição: Atendendo à experiência do ano anterior (1ª HortaVaranda - 2013), este ano resolvemos apenas plantar: alfaces, espinafres, salsa, hortelã e cebolinho. O resto está numa horta comunitária…
Local: Coimbra
Autor: Arménio Correia
Data: 23/03/2014

quarta-feira, 19 de março de 2014

Dia do Pai

E porque hoje, 19 de março, é dia do Pai, o meu filhote prolongou o estudo e fez questão de me o recordar no 1.º minuto deste dia...
Para o meu pai, um abraço onde quer que estejas... Está a fazer a fazer 3 anos que o meu pai partiu no dia 16 de abril.
Muito cedo ficou sem mãe e começou a trabalhar muito novo! Era mestre na arte de trabalhar o ferro, foi ferreiro durante uma parte da sua vida ativa e por isso ficou conhecido naquelas Terras do Demo como João Ferreiro. Namorou várias cachopas e acabou por se enamorar pela Filomena (a minha mãe) que era mais nova do que ele meia dúzia de anos. Quando casou já estava na casa dos 30 anos, mas, ainda assim, tiveram uma novena de filhos. Juntamente com a minha mãe, trabalhou muito para criar e educar os filhos. Felizmente, sempre tivemos o que precisava-mos, sem luxos e fruto do muito trabalho a que nos habituaram.
Nos seus últimos anos de vida, limitado pelas doenças que o afetaram, viveu mais intensamente e ficou ainda mais próximo de todos aqueles que se aproximaram dele. Recordo com saudades as visitas que lhe fazia aos fins de semana, as “brincadeiras” e reclamações que fazia quando era a hora de lhe fazer a barba. Tudo lhe doía, inclusive o simples ato de lhe fazer a barba. Tudo terminou com um cumprimento final e despedida à minha mãe: “Dá-me um abraço”

sexta-feira, 7 de março de 2014

Trilho da Barca

“No ano passado a ATN recuperou um antigo trilho utilizado pelos locais, para fazerem a travessia do Rio Côa. Trata-se de um caminho que começa em Vale de Afonsinho e, dentro da Reserva da Faia Brava, desce até ao Côa, onde existia um barqueiro que fazia a passagem até à margem de Cidadelhe.”
Fonte e créditos das fotografias: ATN | Faia Brava
Link: http://atnatureza.blogspot.pt/2014/03/trilho-da-barca-boat-trail.html

terça-feira, 4 de março de 2014

A poetisa das Terras do Demo

A Isilda Monteiro é uma força viva de coisas boas!
Ela consegue colocar em verso qualquer assunto e tema que o mereça... Felizes dos jovens que têm esta poetisa como Professora que ensina, observa, cheira, respira, pensa e decide!

segunda-feira, 3 de março de 2014

Fim-de-semana de Carnaval em Cidadelhe (Vale do Côa) - Pinhel

Fim-de-semana de Carnaval em Cidadelhe (Vale do Côa)
Descrição: Antes de rumar a terra dos estudantes e Cidade do Mondego, logo pela manhã, ainda fui dar a minha última volta por Cidadelhe e captar mais algumas fotografias desta Terra que eu já considero também ser minha.
Autor: Arménio Correia
Data: 03/03/2014
Local: Cidadelhe (Vale do Côa) - Pinhel

domingo, 2 de março de 2014

Domingo Gordo das Terras do Demo

Domingo Gordo nas Terras do Demo
Descrição: No domingo gordo estive em Mouções, na Lapa e no Carregal! Fui levar do ouro amarelo de Cidadelhe (Vale do Côa) – dos melhores azeite de Portugal, a alguns amigos e familiares. Fui visitar os idosos do Lar do Carregal e, uma vez mais, para além da troca de dois dedos de conversa com todos eles, levei-lhes uma “Santinha” da Sra da Lapa.
Autor: Arménio Correia
Data: 02/03/2014
Local: Mouções, Lapa e Carregal

Amendoeiras em Flor na Quinta do Bacharel

Amendoeiras em Flor na Quinta do Bacharel
Descrição: No domingo gordo fui à Quinta do Bacharel ver as Amendoeiras em Flor. Segundo a prima Albertina estas amendoeiras já têm 40 e poucos anos!
Para além das amendoeiras em flor, das canadas e dos espaços largos para a pastorícia, na Quinta do Bacharel os montes de calhaus são outro ponto de atração, para não falar na vista para o Vale do Côa e a Serra da Marofa.
Autor: Arménio Correia
Data: 02/03/2014
Local: Quinta do Bacharel, Cidadelhe (Vale do Côa) – Pinhel

sábado, 1 de março de 2014

A caminho da Rua da Estrela

A caminho da Rua da Estrela
Descrição: Apesar de mais ou menos abandonada, a horta que aparece nestas fotografias tem o seu encanto e embeleza juntamente com outras a parte “nova” de Cidadelhe conhecida pelas Eiras, onde existe a Rua da Estrela.
Autor: Arménio Correia
Data: 01/03/2014
Local: Cidadelhe (Vale do Côa) – Pinhel

A caminho da casa do Ti'Óscar

A caminho da casa do Ti’Óscar
Descrição: É sempre um prazer visitar e estar com o Ti’Óscar e o resto da sua família… Desta vez, captei, com a devida autorização, a prateleira e exposição de potes de ferro de outros tempos. O mais pequeno era utilizado para aquecer o leite para a D. Fernandinha quando era criança.
Autor: Arménio Correia
Data: 01/03/2014
Local: Cidadelhe (Vale do Côa) – Pinhel

Sábado de Carnaval

Sábado de Carnaval
Descrição: Depois da limpeza do jardim entre pedras, levámos os restos da limpeza para tapar dois ou três buracos no caminho de terra batida até à Santa Bárbara e desfrutámos, em movimento, da paisagem de Cidadelhe que jamais nos cansaremos de ver…
Autor: Arménio Correia
Data: 01/03/2014
Local: Cidadelhe (Vale do Côa) – Pinhel

Jardim de Carnaval

Jardim de Carnaval
Descrição: Este é o “meu” jardim entre pedras no Vale do Côa. Apesar do inverno não dar tréguas, há sempre alguma coisa a florir neste jardim.
Antes e depois da limpeza de Carnaval…

Autor: Arménio Correia
Data: 01/03/2014
Local: Cidadelhe (Vale do Côa) - Pinhel