segunda-feira, 28 de abril de 2014

Peregrinação a Fátima 2014

Já são muitas as peregrinações a pé até Fátima! Não lhes perdi a conta, mas, segundo a Fátima Paulino, filha do meu grande amigo Paulino, há pelo menos há 14 anos que caminhamos e peregrinamos para Fátima… O último dia e a entrada no recinto do Santuário de Fátima costuma ser aquele momento X em que costumo sentir uma sensação arrebatadora e sublime pelo sacrifício, devoção, convívio e alegria com que vivemos as nossas peregrinações a Fátima. Este ano, a nossa peregrinação foi marcada por outros momentos que nos deixaram ainda mais felizes, por sermos peregrinos de Fátima... No 1º dia (25 de abril), o nosso amigo José Cruz viveu dois momentos de felicidade pelo gesto altruísta de dois antigos alunos que em pleno IC2 pararam os seus carros e vieram ao seu encontro para lhe dar “aquele” abraço. Ontem (26 de abril), a nossa amiga Maria Sarabando, ex-aluna de Engenharia Mecânica do ISEC, brindou-nos com algo que só está ao alcance de alguns… Levantar-se de madrugada, procurar-nos no meio de pinhais numa das estrada que liga Pombal à Caranguejeira, encontrar-nos e dar-nos um abraço quente e do tamanho do mundo, foi um gesto que lhe agradecemos do fundo do coração e que ficará para sempre registado no “Grupo de Caminheiros de Coimbra”!
Os meus amigos Cruz e Paulino dirão de sua justiça, mas, estou certo que eles partilham da minha alegria e de um triplo obrigado à Maria.
Depois, por volta das 13:00, quando estava a iniciar a minha subida da rampa das Colmeias, recebo a notícia de que tinha aparecido no Jornal da Uma da TVI (26/04/2014 - minuto 20) » “Peregrinos de Fátima” » “25 de Abril na estrada” » “Peregrinos a caminho de Fátima”! 
Resumindo, foi uma peregrinação cheia de emoções!
Autor: Arménio Correia
Local: Coimbra - Fátima (+/- 100 km)
Data: 25, 26 e 27 de Abril de 2014

sábado, 26 de abril de 2014

Maria Sarabando

(...) Ontem (26 de abril), a nossa amiga Maria Sarabando, ex-aluna de Engenharia Mecânica do ISEC, brindou-nos com algo que só está ao alcance de alguns… Levantar-se de madrugada, procurar-nos no meio de pinhais numa das estrada que liga Pombal à Caranguejeira, encontrar-nos e dar-nos um abraço quente e do tamanho do mundo, foi um gesto que lhe agradecemos do fundo do coração que ficará para sempre registado no “Grupo de Caminheiros de Coimbra”!
Os meus amigos Cruz e Paulino dirão de sua justiça, mas, estou certo que eles partilham da minha alegria e de um triplo obrigado à Maria."
Fotografia: Fátima Paulino
Local: Algures entre Pombal e as Colmeias
Data: 26 de Abril de 2014

sexta-feira, 25 de abril de 2014

Grupo dos Peregrinos a Fátima

Já são muitas as peregrinações a pé até Fátima, não lhes perdi a conta, mas, segundo a Fátima Paulino, filha do meu grande amigo Paulino, pelo menos há 14 anos… O último dia e a entrada no recinto do Santuário de Fátima costuma ser aquele momento X em que costumo sentir uma sensação arrebatadora e sublime pelo sacrifício, devoção, convívio e alegria com que vivemos as nossas peregrinações a Fátima. Este ano, a nossa peregrinação a Fátima foi marcada por outros momentos que nos deixaram ainda mais felizes, por sermos peregrinos de Fátima...
Fotografia: Ana Margarida Cruz
Local: Pombal
Data: 25/04/2014 

Peregrinação a Fátima


"(...) Depois, por volta das 13:00, quando estava a iniciar a minha subida da rampa das Colmeias, recebo a notícia de que tinha aparecido no Jornal da Uma da TVI (26/04/2014 - minuto 20) » “Peregrinos de Fátima” » “25 de abril na estrada” » “Peregrinos a caminho de Fátima”! 
Resumindo, foi uma peregrinação cheia de emoções!"
Vídeo: TVI
Data: 25/04/2014

segunda-feira, 21 de abril de 2014

2ª Feira de Páscoa

2ª Feira de Páscoa e último dia de férias da Páscoa em Cidadelhe
Autor e créditos das fotografias: Arménio Correia
Local: Cidadelhe (Vale do Côa), Pinhel
Data: 21/04/2014

domingo, 20 de abril de 2014

Visita Pascal em Cidadelhe

Cada vez mais podemos e devemos participar na "vida" das nossas comunidades paroquiais ou outras... Partilho convosco uma fotografia da última visita Pascal realizada em Cidadelhe (20/04/2014), onde bastou a vontade de alguns e dizerem "vamos a isso", acabando por envolver todas as pessoas da aldeia e seus familiares. Todos acompanharam a visita, cantaram e animaram esta festa em todas as casas ainda abertas e com gente... No final, para além do queijo leiloado, foi possível angariar +/- 250 euros que muito jeito fazem para as despesas da igreja paroquial. Mais importante foi a festa, a alegria e o convívio entre as pessoas que entravam pela nossa casa a dentro a desejarem-nos uma Boa Páscoa.
Na impossibilidade de vos ter desejado uma Boa Páscoa, por ter estado uma semana offline, espero que tenham tido uma Boa Páscoa.
Autor e créditos das fotografias: Arménio Correia
Local: Cidadelhe (Vale do Côa), Pinhel
Data: 20/04/2014

sábado, 19 de abril de 2014

Hortas na aldeia

Hortas na parte antiga de Cidadelhe
Autor e créditos das fotografias: Arménio Correia
Local: Cidadelhe (Vale do Côa), Pinhel
Data: 19/04/2014

quinta-feira, 17 de abril de 2014

Laika & Ninguém

A Laika e o Ninguém são amigos, vivem na aldeia e são acarinhados pela família… Nas férias da Páscoa acabei por tosquiar a Laika, libertei-a de um pelo grande que lhe causava muita comichão. Ela acabou por agradecer e à conta disso teve permissão para pernoitar dentro de casa!
Autor e créditos das fotografias: Arménio Correia
Local: Cidadelhe (Vale do Côa), Pinhel
Data: 17/04/2014

quarta-feira, 16 de abril de 2014

Fonte dos Clérigos

Na 4ª feira da Semana Santa estive na Lapa.
Assisti e participei na missa das 9:30 que mandei rezar pela alma do meu pai no Santuário da Lapa...
Depois, de ter comprado o folar da Páscoa, desci à Fonte do Clérigos! Por esta altura do ano, as três bicas jorram água com fartura a abundância… Aproveitei para encher meia dúzia de garrafões de água e tirar estas fotografias para registar a minha presença neste lugar que no meu tempo de criança e aluno da escola primária servia para fazer os “deveres” no lameiro (relva) envolvente que aqui existia noutros tempos. Também era aqui que nos meses de verão nos banhávamos depois dos jogos de futebol no campo pelado que existia perto do miradouro. 

Autor e créditos das fotografias: Arménio Correia
Local: Sra da Lapa
Data: 16/04/2014

terça-feira, 15 de abril de 2014

Lavrar a terra com charruas

A erva já era muita e a solução foi lavrar esta terra do Carrascal com as charruas.
Autor e créditos das fotografias: Arménio Correia
Local: Cidadelhe (Vale do Côa) - Pinhel
Data: 15/04/2014

segunda-feira, 14 de abril de 2014

Lavrar pedaços de terra

Lavrar pedaços de terra
Horta e Língua de terra junto a um dos maiores sobreiros de Cidadelhe (Vale do Côa) – Pinhel.
Autor e créditos das fotografias: Bernardo Correia
Local: Cidadelhe (Vale do Côa) - Pinhel
Data: 14/04/2014

Rio Côa junto à Ponte da União

A caminho de Cidadelhe na Ponte da União
Não me canso de apreciar e fotografar esta paisagem aGreste e bela ao mesmo tempo…
Autor e créditos das fotografias: Arménio Correia
Local: Reserva da Faia Brava (Cidadelhe – Vale do Côa)
Data: 14/04/2014

Reserva da Faia Brava

Reserva da Faia Brava
Depois de lavrar o olival centenário na Quinta de Pêro Caminho, de regresso a Cidadelhe fomos presenteados pela vista dos cavalos e garranos da Reserva da Faia Brava.
Autor e créditos das fotografias: Arménio Correia
Local: Reserva da Faia Brava (Cidadelhe – Vale do Côa)
Data: 14/04/2014

Olival na Quinta de Pêro Martins

Vista da Quinta de Pêro Martins para Cidadelhe
Por altura da Páscoa, tenho sempre em mãos a tarefa de lavrar um olival centenário do qual se avista ao longe Cidadelhe…
Autor e créditos das fotografias: Arménio Correia
Local: Algures num olival na Quinta de Pêro Martins
Data: 14/04/2014

domingo, 13 de abril de 2014

Domingo de Ramos

Domingo de Ramos em Cidadelhe
Em Cidadelhe a tradição não morre e a festa o Domingo de Ramos realizou-se de uma forma simples e singela… O Ti’Manel teve em mãos a tarefa de arranjar os ramos, o Senhor Alfredo tocou e deu início à festa com o replicar dos sinos, o Pe. Jorge Castela benzeu os ramos e presidiu à Santa Missa…
Autor e créditos das fotografias: Arménio Correia
Local: Cidadelhe (Vale do Côa) - Pinhel
Data: 13/04/2014

quinta-feira, 10 de abril de 2014

Horta Urbana (versão Alfa)

Horta Urbana (versão Alfa)
Descrição: Esta é a primeira horta urbana em regime comunitário em que estou a trabalhar...Local: CoimbraAutor: Arménio CorreiaData: 10/04/2014

terça-feira, 1 de abril de 2014

Ti'Manel e Ti'Maria Alice

Ti'Manel e Ti'Maria Alice
Hoje, 1 de Abril, estão de parabéns! Casaram neste dia associado ao dia das mentiras, mas não é mentira nenhuma que estão casados há mais de 50 anos e caminham a passos largos para os 60 anos de casados.
São o nosso porto de abrigo em Cidadelhe...
Que Deus os conserve por muitos e bons anos de vida!
Fotografia: Apanha de azeitona no Vale do Côa na campanha de 2013
Autor: Arménio Correia