segunda-feira, 25 de abril de 2016

Peregrinação a Fátima - 2016

Peregrinação a Fátima - 2016

Peregrinação a Fátima – 2016 (1ª etapa)
No primeiro dia, à semelhança das muitas outras peregrinações que já temos nas nossas pernas, fizemos o percurso de Coimbra a Pombal (48 km) das 6H45 às 18H00 com uma pausa para pequeno-almoço em Condeixa e outra para almoço na Maria do Céu…
Aquela reta de Pombal é longa e parece que não tem fim!
Este ano temos uma baixa importante do núcleo duro dos caminheiros de Coimbra, a saber o nosso grande amigo Almeida Cruz José que está connosco em pensamento e por telemóvel. As senhoras foram as que mais sentiram a sua falta, pois, todos somos pessoas como ele costuma dizer e o Senhor Cruz é aquela pessoa que sabe rezar e bem a Avé Maria entre as Mulheres!
Amanhã, será outro dia com partida de Coimbra às 6H30 até Pombal e depois vamos novamente nas nossas pernas num percurso bastante mais agradável (estradas camarárias pelo interior dos pinhais) até às Colmeias, Caranguejeira e Olival (início da subida da Serra de Santa Catarina).
Nota: Já alguma vez comeram tremoços com alho?
O nosso amigo e caminheiro José Godinho é um fã de alho e limão e por este andar vai chegar aos 100 anos!
Fotos: Arménio Correia
Local: IC2 » Coimbra – Pombal
Data: 23/04/2016

Peregrinação a Fátima – 2016 (2º dia/ 2ª etapa - 38km)
Hoje, 24 de abril, fizemos o percurso Pombal – Colmeias – Caranguejeira – Olival (início da subida da Serra de Santa Catarina).
Partir de Pombal e não encontrar nenhum café aberto por volta das 7H30, foi menos positivos para todos aqueles que começam o dia com um café… Nestes dias e fins de semana de peregrinação qualquer jovem aluno empreendedor faria dinheiro para o seu carro da Queima das Fitas, se montasse uma pequena mesa com uma máquina de café neste percurso pelos caminhos camarários e de mata!
Este ano o nosso amigo “Mendes” das Colmeias voltou a não marcar-nos falta, fomos fiéis à tradicional costeleta que este ano foi grelhada e acompanhada por duas garrafas de vinho alentejano e do bom.
Este ano, no 2º momento de oração em grupo, resolvemos parar em pleno percurso de terra batida para aí rezarmos em círculo o terço à Nossa Senhora de Fátima pelas intenções de cada um e por todos!
Amanhã será outro dia com partida de Coimbra às 6H45 até ao Olival e depois vamos novamente nas nossas pernas para subirmos a Serra de Santa Catarina e ao fundo da linha alcançarmos o Santuário de Nossa Senhora de Fátima.
Fotos: Arménio Correia
Local: Pombal – Colmeias – Caranguejeira – Olival
Data: 24/04/2016

Peregrinação a Fátima – 2016 (3º dia/ 3ª e última etapa – 13 km)
Hoje, 25 de abril, fizemos o percurso Olival (Serra de Santa Catarina) – Fátima.
Na primeira parte da subida da Serra de Santa Catarina costumámos ter o 3.º momento de oração em grupo para aí rezarmos em fila o terço à Nossa Senhora de Fátima pelas intenções de cada um e por todos!
Por volta das 11H00 chegámos ao recinto do Santuário de Fátima e a sensação é a mesma que aconteceu em todas as muitas outras peregrinações que já temos nas pernas… É uma sensação indescritível, que cada um sente à sua maneira de ser e estar perante as coisas da vida e o que o move vir em peregrinação a pé ao Santuário de Nossa Senhora de Fátima.
Fotos: Arménio Correia
Local: Olival - Serra de Santa Catarina - Fátima
Data: 25/04/2016