Em Cidadelhe, durante a tarde do dia 24 de Dezembro, enquanto
uns ultimavam os preparativos para a consoada, outros arregaçaram as mangas e
fizeram a tradicional fogueira de Natal.
aGreste... E porque não há duas sem três, a última caminhada foi ao "Lombo do Burro". O nome deve-se ao facto do monte que separa o rio Massueime do rio Côa na extremidade e ponta do concelho de Pinhel ter a forma de um lombo de burro. Neste bico e extremidade o Massueime desagua no Côa que por sua vez desaguará mais à frente no rio Douro. (Caminhada ao Lombo do Burro, Cidadelhe, Vale do Côa, agosto de 2014)
quinta-feira, 29 de dezembro de 2011
Presépio
Na escuridão da noite o presépio de Cidadelhe atrai a nossa
atenção pela sua beleza e simplicidade associada ao “verbo” que personifica
aquilo que cada um entende sobre o significado da palavra amar…
domingo, 4 de dezembro de 2011
sábado, 3 de dezembro de 2011
Presépio da Lapa
O presépio que existe no Santuário da Lapa é permanente e foi construído por "discípulos" de Machado de Castro (um dos escultores de maior influência na Europa do século XVIII e princípio do século XIX).
Filomena
É caso para se dizer que é mais uma flor no jardim da Madeira! A Filomena merece as férias que está a começar a gozar, depois de uma vida de trabalho para criar nove filhos e ainda ter sido boa esposa e boa mãe. Que Deus a proteja e que a mantenha connosco por muitos e bons anos! Um beijo grande, Arménio.
quinta-feira, 1 de dezembro de 2011
Couves de Natal
A couve penca mais conhecida como couve de Natal é a rainha dos pratos que habitualmente são servidos na consoada pelas terras da Beira Alta. Estas couves são plantadas no mês de agosto - não levam adubos químicos nem são tratadas com pesticidas, apenas são regadas de dois em dois dias ao final da tarde e são adubadas com as caganitas das cabras - transformam-se em grandes couves que fazem inveja a muitas peixotas de bacalhau que costumam acompanhar na época de Natal.
Subscrever:
Mensagens (Atom)