sexta-feira, 31 de maio de 2013

Massueime

Um título para esta fotografia poderia ser: Sozinha; Abandonada; Mais vale só que mal acompanhada; Rainha
Créditos da Fotografia: Miguel Almeida
Local: Massueime em Cidadelhe
Data: Maio/2013 (?)

sábado, 25 de maio de 2013

FENGE'13 » TEDxCoimbra

Obrigado pela partilha! Aproveito para dar os meus parabéns à AEISEC e a todos os que estiveram envolvidos na FENGE’13. Esta feira de Engenharia já é uma marca do ISEC e o ISEC em si é uma marca que cada um de nós tem “obrigação” em cultivar e prestigiar…
Apesar da sub-carga de trabalho que tive na semana da FENGE, tive oportunidade de visitar a feira em si e também assistir a algumas palestras. O tema de uma das palestras a que assisti era em si muito interessante: “O Futuro da Engenharia e a Engenharia do Futuro”.
Esta tertúlia foi dinamizada pela TEDxCoimbra e contou com três oradores. Nenhum deles tocou na parte da “Engenharia do Futuro”, mas dois deles fizeram uma referência às Equações Diferenciais enquanto antigos alunos de Engenharia... Aproveitando a deixa entendi questionar os oradores:
1ª Questão: Se concordavam com a afirmação de que: “Sem Matemática não há Engenharia!”
2ª Questão: Na Engenharia do Futuro continuará a fazer sentido haver formação em Matemática para os alunos de Engenharia e que tipo de Matemática?
Todos os oradores concordaram que sem Matemática não há Engenharia e que a Matemática será sempre fundamental na formação dos alunos de Engenharia…
Qual é a vossa opinião sobre as questões colocadas?

sexta-feira, 24 de maio de 2013

Flor de cardioides

AM2 » Aula Teórica (27/05/2013) » Matemática Computacional
Maple » Transformação de coordenadas polares para cartesianas
Na próxima aula teórica da próxima semana este será um dos temas abordados.
A flor de cardioides é o output da seguinte instrução em Maple:
plot({1+cos(theta),1+sin(theta),1-cos(theta),1-sin(theta)},theta=0..2*Pi, coords=polar,axiscoordinates=polar, color=red,scaling=constrained)
Autor: Arménio Correia
Data: 24/05/2013

domingo, 19 de maio de 2013

plANO tanGENTE

Sempre ouvi dizer que muita GENTE é que faz o trabalho! Trabalhem em grupo e aproveitem as TIC como ferramentas de trabalho, informação e comunicação… Este ANO letivo ainda não acabou, faltam 3 semanas de aulas! Os “famigerados” exames ainda são um mal necessário, no entanto, nas unidades curriculares de que sou responsável, os alunos podem optar por um método de avaliação que tem em conta outros parâmetros de avaliação. Amanhã, entramos na antepenúltima semana de aulas e no dia 17 de junho começam os exames » Façam um bom plANO de trabalho e não estudem apenas para fazerem uma tanGENTE ao round(9.5)=10.
Autor: Arménio Correia
Data: 19/05/2013

terça-feira, 7 de maio de 2013

Matemática com sentimento

Matemática com sentimento no Google
5 + (sqrt(1-x^2(y-abs(x))^2))cos(30((1-x^2-(y-abs(x))^2))), x is from -1 to 1, y is from -1 to 1.5, z is from 1 to 6
Mais uma ferramenta que os meus alunos de AM2 da LEI e do ECS podem utilizar para visualizarem o gráfico de funções de duas variáveis, por exemplo:
f(x,y)=sqrt(4-x^2-y^2) » z=sqrt(4-x^2-y^2) » superfície esférica
g(x,y)=x^2+y^2 » z=x^2+y^2 » superfície parabólica
h(x,y)=sqrt(x^2+y^2) » z=sqrt(x^2+y^2) » superfície cónica
Autor: Arménio Correia
Data: 07/05/2013

segunda-feira, 6 de maio de 2013

Processamento de imagens (eu)

 
No fim-de-semana da Queima das Fitas abdiquei de estar com os meus amigos, alunos, ex-alunos e antigos alunos para responder à chamada dos meus “velhotes” e também para ir dar um beijinho à minha mãe… O trabalho foi muito e a colheita foi razoável! Aquilo que os nossos olhos veem por aquelas terras aGrestes e ao mesmo tempo belas, é impossível para um amador de fotografia como eu conseguir captar tudo aquilo que sinto e vejo. Tento dar o meu melhor! Por falar em melhor, espero que algum dos meus alunos de AM2 de Eng. Informática melhorem e adaptem os ficheiros, que disponibilizei no fórum Matlab da página da disciplina no LVM 2.0, sobre processamento de imagem.
Local: Cidadelhe
Autor: Arménio Correia
Data: 06/05/2013

Processamento de imagens (olival centenário)

No fim-de-semana da Queima das Fitas abdiquei de estar com os meus amigos, alunos, ex-alunos e antigos alunos para responder à chamada dos meus “velhotes” e também para ir dar um beijinho à minha mãe… O trabalho foi muito e a colheita foi razoável! Aquilo que os nossos olhos veem por aquelas terras aGrestes e ao mesmo tempo belas, é impossível para um amador de fotografia como eu conseguir captar tudo aquilo que sinto e vejo.
Local: Cidadelhe
Autor: Arménio Correia
Data: 06/05/2013

domingo, 5 de maio de 2013

Jardim de maio no meio das rochas

Este jardim é mais uma das minhas ocupações por terras do Côa. O terreno é aGreste, mas a vontade de o moldar e trabalhar é força que se sente e transmite a todos os que por ali passam…
Autor: Arménio Correia
Local: Cidadelhe
Data: 05/05/2013

Cabras e cabritas

Se a Roleta seguir as pisadas da mãe, será uma cabra valente e com um grande futuro pela frente!
Autor: Arménio Correia
Local: Cidadelhe
Data: 05/05/2013

Laika

A Laika é uma pequena cadela do Bernardo, gosta de Físico-química, é bom garfo, é companheira e brincalhona...
Autor: Arménio Correia
Local: Cidadelhe
Data: 05/05/2013

Trigo e Centeio

As flores vermelhas que estão no trigo escaparam à monda que a Ti’Maria Alice e o Ti’Manel fizeram ao pedaço de trigo que semearam. Recentemente e ao fim de 80 anos de vida a trabalhar na lavoura, tiveram de se coletar como agricultores! Porque será e qual a razão?
Autor: Arménio Correia
Local: Cidadelhe
Data: 05/05/2013

Videiras

Algumas videiras queimaram-se com a geada da última semana de abril.
Autor: Arménio Correia
Local: Cidadelhe
Data: 05/05/2013


Favas e couves


Favas e couves que não são regadas…
Autor: Arménio Correia
Local: Cidadelhe
Data: 05/05/2013

sábado, 4 de maio de 2013

Hortas com batatas temporãs


As batatas da horta da 2ª fotografia foram plantadas por mim na última semana de março e são do Sr. Óscar. Aqui, os produtos não são criados à pressão... O trabalho tem sido muito e com 89 anos o Ti'Óscar ainda não teve tempo para sachar as batatas.
Autor: Arménio Correia
Local: Cidadelhe
Data: 04/05/2013

Lavrar Olival Centenário

A Ti’Maria Alice e o Ti’Manel “reclamaram” pela minha presença e eu fui, como sempre vou com todo o gosto e vontade de chegar o mais rapidamente para junto deles, lançar mãos ao trabalho sobre aquelas lides do campo mais duras - que já lhes pesam muito com as primaveras que têm e que são quase o dobro das minhas… Desta vez, tinha à minha espera um olival de oliveiras centenárias para lavrar e que estava cheio de erva, fruto da muita chuva que caiu no inverno… A lavragem não ficou tão bem como das outras vezes, mas a obra e a lavragem ficaram feitas.
Autor: Arménio Correia
Local: Quinta de Pêro Martins (vista para Cidadelhe) – Figueira de castelo Rodrigo
Data: 04/05/2013

quarta-feira, 1 de maio de 2013

HortaVaranda com 1 mês

Esta é a minha 1ª horta varanda! Está a fazer 1 mês que plantei esta horta numa das minhas varandas do prédio onde vivo. Até à data, já colhemos alfaces por 3 vezes. São tenras, muito saborosas e completamente biológicas! Hoje, coube-me a mim ir colher 3 alfaces e fazer a salada para o almoço... Dentro de momentos, seguem-se os morangos.
Autor: Arménio Correia
Local: Coimbra
Data: 01/05/2013