segunda-feira, 28 de novembro de 2022

Limoeiro L2

+1 árvore plantada
Foram muitos os anos de espera, mas foi desta vez que uma árvore há muito tempo esperada foi plantada no sítio que há muito tempo (25 anos) reclamava por uma árvore para contribuir para o embelezamento do espaço, sem esquecer todas as outras funções nobres associadas a uma árvore.
Pedrulha, 28/11/2022
Arménio Correia
.

sábado, 26 de novembro de 2022

Dia da Floresta Autóctone

 

Dia da Floresta Autóctone
Ao dia 23 de novembro foi-lhe associado o “Dia da Floresta Autóctone”.
O EcoCampus ISEC não tem deixado passar essa comemoração em branco e este ano recebemos do Ti’Manel de Cidadelhe um medronheiro como oferta, que hoje ajudou a plantar em substituição de outro que secou no espaço dos medronheiros existentes no campus do ISEC - Instituto Superior de Engenharia de Coimbra.
Com os seus 90 invernos às costas, foi a primeira vez que visitou um viveiro de árvores, em São João do Campo às portas de Coimbra, assim como, foi a primeira vez que comeu medronhos e neste caso de um dos medronheiros do ISEC.
Que as gerações mais novas sigam o exemplo do Ti’Manel e não deixem de plantar árvores que são um dos melhores legados que podemos e devemos deixar às gerações futuras.
Com mais este medronheiro, o EcoCampus ISEC acabou de plantar a 52ª árvore (47 árvores de fruto + 5 pinheiros mansos) no campus do ISEC nos últimos dois anos.
Se vamos plantar mais árvores!?
Sim e esperamos que alguma pessoa ou entidade nos ofereçam árvores e que dessa forma nos ajudem a fazer no terreno algo de significativo e com valor no que toca ao desiderato dos programas dos ecocampus e eco-escolas.

domingo, 13 de novembro de 2022

"Viagem a Portugal" em Cidadelhe


Viagem a Portugal: Brandas Beiras de Pedra, Paciência - Começamos com o frio da Guarda e vamos acabar com um vendaval, em Monsanto. Nos entretantos: em Belmonte, Porch

No 4º episódio (clicar no link anterior), Fábio Porchat da "Viagem a Portugal" chegou a Cidadelhe no Vale do Côa.
Tal como o Saramago, foi conhecer o São Sebastião das orelhas grandes e teve como cicerone a Ti'Maria Alice.
Saramago não se empoleirou no símbolo e escultura do Cidadão existente no campanário, mas, Fábio Porchat fez questão de subir ao campanário e contar a estória do Cidadão...


sábado, 12 de novembro de 2022

Visita à Rainha Santa Isabel


Visita à Rainha Santa Isabel
Na véspera do Dia de São Martinho, de mais uma ida às urgências e ter sido internada numa das enfermarias de cardiologia dos HUC, devido a uma arritmia, a Ti’Maria Alice e o Ti’Manel foram visitar a igreja e convento da Rainha Santa Isabel em Coimbra.
As queixas da Ti’Maria Alice concentravam-se principalmente na cabeça e pelos sinais que foi mostrando durante a última semana, terá tido um AVC no último fim de semana de outubro em Cidadelhe, depois de ter sido operada às cataratas no dia 19 de outubro e tudo estar a correr bem… De uma semana para a outra o estado de saúde da Ti’Maria Alice deu uma volta de 180º e degradou-se. Se todos os santinhos de quem é devota e a Rainha Santa Isabel intercederem por ela e Deus quiser, a Ti’Maria Alice irá na medida do possível voltar ao seu normal.

O nosso obrigado aos amigos, médicos e enfermeiros que nos ajudaram e estão a ajudar nesta fase complicada da vida da Ti’Maria Alice, nomeadamente o seu encaminhamento correto nos HUC.

Coimbra, 12/11/2022
Arménio Correia

sábado, 5 de novembro de 2022

Horta do ISEC


 

A Ti’Maria Alice e o Ti’Manel de Cidadelhe, do Vale do Côa, têm sido, nos últimos dois anos, nossos parceiros na oferta de produtos hortícolas dos seus pequenos alfobres para a Horta do ISEC, como aconteceu com as couves "Penca da Póvoa" para a época do Natal que hoje foram ver ao vivo e no terreno
Nesta horta encontraram uma amostra daquilo que sempre fizeram toda a sua vida na aldeia. Devido aos muitos invernos que carregam às costas (87 e 90 anos respetivamente) e a problemas de saúde recentes da Ti'Maria Alice, estão a passar uma temporada cá em casa, acompanhados por quem toma conta deles, trata, lhes dá mimos e lhes quer o melhor do mundo... Isto também deve encaixar em alguma alínea dos ODS - Objetivos de desenvolvimento Sustentável, da sustentabilidade social e acompanhamento dos nossos idosos, que regra geral tanto deram à sociedade nos locais por onde viveram e trabalharam, como foi o caso destes nossos dois velhotes.
Este ano vamos tentar ser mais assertivos nessa componente social e contribuir de diferentes formas para darmos e levarmos alegria a pessoas mais frágeis: idosos, deficientes e outros. Sim, porque o ISEC - Instituto Superior de Engenharia de Coimbra através do EcoCampus ISEC estabeleceu protocolos no ano passado nestas áreas que ainda não saíram do papel.
NOTAS:
i) Ainda não se inscreveram para fazerem parte do ecocampusisec!?
Se ainda o não fizeram e querem fazer parte de um projeto e programa, que de certa forma tem sido uma pedra no “charco” na área, temas e ações ligadas a diferentes tipos de sustentabilidade, para além do convívio e socialização entre pessoas, devem enviar o quanto antes uma mensagem ecocampus@isec.pt
ii) Porque nesta altura do ano há muitas folhas velhas e rasteiras das couves de “cortar” para o Natal, no caso de terem galinhas e não tenham que lhes dar de comer, podem sempre enviar-nos uma mensagem que nós oferecemos essas folhas como hoje aconteceu mais uma vez para as galinhas do nosso amigo Cruz que faz parte do EcoCampus ISEC.
iii) Logo que nos seja possível, com a ajuda do nosso parceiro institucional CMC (assim esperamos! - https://www.facebook.com/ecocampusisec/posts/pfbid0n4svYbSqQBkxrcNATUMuWUNVke5QXw7jM1FYRFAAMuj542K1dhm5wxN4pdv1hLMGl) ainda este mês pretendemos estender a horta do ISEC para o que resta deste terreno do campus do ISEC com a sementeira de favas, ervilhas, plantação de alhos e cebolo de inverno.
“A agricultura familiar pode ajudar a cumprir múltiplos ODS” (07/09/2022, agropal.pt)
Numa altura de inflação em alta, é de esperar que mais pessoas da comunidade do ISEC se juntem ao EcoCampusISEC, para de uma forma livre e retorno de algum trabalho, levem produtos hortícolas para suas casas. Nós estamos cá para ensinar, apoiar e incentivar a mais essa forma de ser e estar em comunidade no ISEC.
#ISECoimbra, 05/11/2022
P’lo ISEC EcoCampus
Arménio Correia
.