domingo, 15 de junho de 2025

Protagonista

Ainda sobre a última mostra de alfaces da Horta Urbana existente no campus do ISEC - Instituto Superior de Engenharia de Coimbra.
Elas são sempre as primeiras a serem colhidas, são as rainhas da horta e desde 2021 a colheita da primeira alface é simbólica. Este ano, as primeiras alfaces foram colhidas, mais uma vez, por crianças, na véspera do Dia da Criança no Encontro Alumni 2025 no ISEC, filhos de um antigo aluno e netas do pai desse aluno que também foi meu aluno.
Este ano, a mostra das alfaces aconteceu no Dia de Santo António, às 12h30 em ponto, desta vez, foi a vez do Diário As Beiras a dizer “Presente” para registo e noticia desta mostra de produtos biológicos de uma horta urbana, que nasceu num lugar improvável numa escola de Engenharia, mas que segue a linha de várias atividades e ações “fora da caixa” do programa e projeto EcoCampus ISEC, cujas evidências registadas nas páginas e linha do tempo do EcoCampus ISEC assim o mostram.
Assim como outros meios de comunicação social, o Diário as Beiras tem estado atento ao que por cá fazemos, obviamente com a informação prévia dessas ações no terreno por parte do GIRP/ISEC e da sua coordenadora Teresa Jorge, a quem obviamente agradecemos o apoio dado e de diferentes formas desde a 1ª hora a este projeto.
Na Páscoa de 2022 o Diário as Beiras deu destaque na sua 1ª página do dia 13/05/2022 a uma ação levada a cabo com praticamente uma centena de alunos da CASPAE no espaço da Horta do ISEC [ https://www.facebook.com/ecocampusisec/posts/pfbid02xFNDVBLUXXEbxwTFN7ed9FNTkB5GhKWVvWDPaiK5gL1Psy93H1NWx4kwZDpwAudSl ]. As 3 árvores plantadas por esses alunos, de 3 escolas da zona geográfica do ISEC no Vale das Flores, estão fantásticas, já dão fruto e os espantalhos por eles feitos ainda são os guardiões da horta, que de todo já não metem medo aos muitos pássaros que são uma sinfonia linda de se ouvir no meio da cidade e em particular naquele lugar onde o verde reina, eles gostam disso porque também vão colhendo e picando aqui e acolá um fruto da terra.
Obviamente que temos esse jornal guardado e exposto, pois, foi a 1ª noticia com destaque e em primeira página sobre esta atividade permanente do EcoCampus ISEC. Outro jornal que também terá um destino semelhante, será o da edição de ontem (14/06/2025), pela noticia sobre a mostra de alfaces, mas também pela feliz coincidência da foto que a acompanha que marca aquilo que o ecocampusisec tem na sua matriz de ação, sendo que, para além das temáticas da sustentabilidade, as PESSOAS são o mais importante… Ter sido chamado no cabeçalho de uma das páginas para “Protagonista” foi uma surpresa muito agradável, no entanto, este "protagonista" não é único, isto é, o projeto ecocampusisec é um todo e todos são protagonistas quando passamos das palavras, cartas de boas intenções, cartazes, textos e artigos de encher o olho, à ação direta no terreno.
Nota: A menos da plantação de mais alfaces, que serão simbolicamente para a Denise plantar no canteiro onde existiram os alhos, ontem demos por terminada as sementeiras e plantações de primavera nos canteiros/leiras onde existiram as favas.
#Coimbra, 15/06/2025
P’lo ISEC EcoCampus
.

Sem comentários:

Enviar um comentário