sábado, 27 de abril de 2013

A caminho de Fátima

 
 
 
A Caminho de Fátima
Descrição: Depois de deixarmos a antiga estrada nacional nº1 (IC2) em Pombal, nos outros dois dias entrámos nas estradas camarárias com e sem alcatrão onde a paisagem e os sons são do campo…
Ao longo desse trajeto cruzámo-nos com pe
ssoas que são uns verdadeiros resistentes contra a desertificação humana daquelas terras. A média de idades destas pessoas de idade avançada (IA) ronda os 87 anos! O Senhor da pasteleira fez tropa e depois disso passou uma vida agarrado à enxada. Pediu-me umas moedas para ir beber um caneco, ao que eu acedi dando-lhe todas as moedas que tinha na carteira! A Senhora dos morangos queria que eu apanhasse todos os morangos que quisesse. Pediu-me para rezar uma ave-maria por ela no Santuário de Fátima! O casal dos feijões tratava da sementeira dos feijões enquanto o seu gato brincava junto deles. Na nossa última etapa (3º dia), na subida da Serra de Santa Catarina, encontramos a D. Maria que teve de fechar a sua taberna por já não ter condições para aderir às modernices ditadas pelo governo. Por último, a imagem de um senhor com uma enxada enorme que ainda prefere ter uma enxada na mão do que uma mão inchada!
Obrigado a todas as pessoas de idade avançada que gentilmente acederam às minhas provocações positivas pelas coisas boas e simples que encontrei nesta caminhada e peregrinação a Fátima.
Local: Caminhos de Fátima a pé (Coimbra – Fátima)
Autor: Arménio Correia
Data: 26 e 27 de abril de 2013

Sem comentários:

Enviar um comentário