domingo, 21 de março de 2021

Workshop HandsOn@Oliveiras: comemoração do Dia da árvore

Foi um prazer imenso ter ensinado os jovens alunos: Isabel Castro (autora do vídeo), Américo Nunda, Cristiano Mendes e o Pedro Bastos, assim como, os funcionários não docentes Elisabete Arede e o Miguel Coelho, a limpar e podar oliveiras como fizeram comigo a Ti'Maria Alice e o Ti'Manel que já contam 86 e 89 primaveras respetivamente e que são da maravilhosa aldeia de Cidadelhe no Vale do Côa onde as oliveiras centenárias são autênticos monumentos vivos.
Foi uma forma diferente de celebramos o "Dia do Pai", sim porque foi o meu pai conhecido por João Ferreiro no Carregal das Terras do Demos de Aquilino Ribeiro que me ensinou a pegar nas tesouras e a podar videiras quando eu tina os meus 12 anos.
Desta forma também antecipamos e registamos o "Dia da Árvore" no ISEC - Instituto Superior de Engenharia de Coimbra que este ano faz 100 anos e que é caso então para dizer que é uma instituição centenária como o são muitas oliveiras neste nosso Portugal, que precisa de olhar mais para a sua floresta que é uma riqueza que podemos e devemos cultivar bem e preservar melhor.

"Verde foi o meu nascimento // De luto me vesti // Para dar luz ao mundo // Mil tormentos padeci."

Workshop HandsOn@Oliveiras
Formador: Arménio Correia
Local: Campus do ISEC | Data: 19/03/2021 às 14h30
Iniciativa do programa @EcoCampus ISEC, #ISECoimbra, #ecopolitecnico, #ipc

Sem comentários:

Enviar um comentário