aGreste...
E porque não há duas sem três, a última caminhada foi ao "Lombo do Burro". O nome deve-se ao facto do monte que separa o rio Massueime do rio Côa na extremidade e ponta do concelho de Pinhel ter a forma de um lombo de burro. Neste bico e extremidade o Massueime desagua no Côa que por sua vez desaguará mais à frente no rio Douro. (Caminhada ao Lombo do Burro, Cidadelhe, Vale do Côa, agosto de 2014)
sábado, 19 de março de 2011
O Pastor
Com 80 e muitos anos mantém-se no activo para passar o tempo e não morrer de morte macaca.
O pastor com mais de 85 anos e dono de 85 ovelhas foi internado no fim de semana do dia de Portugal – 10 de Junho. Eu estava sentado à sombra num dos bancos de pedra, frequentado há meia dúzia de anos por vários idosos e que agora estão sempre vazios, quando passou a “arrastar-se” ao encontro do seu rebanho. Disse para os meus botões: o pastor não vai bem! Outro pastor acabou por o encontrar caído na berma de um caminho. Não resistiu a 40º de febre e foi-lhe diagnosticada uma pneumonia! Nas últimas trovoadas de Junho secou no corpo as molhas que apanhou a guardar o seu rebanho. Segundo um dos filhos, o pastor já disse a um primo que “desta vez vai acabar com o rebanho…” Tudo acaba, no entanto, na aldeia ainda existem mais 3 rebanhos e algumas cabras que mantém ocupados e activos algumas pessoas com idades já muito avançadas. Para a maioria, já são muito poucos, deixar de trabalhar é sinónimo do fim…
"Pastor, pastorinho,
ResponderEliminaronde vais sozinho?
Vou àquela serra
buscar uma ovelha.
Porque vais sozinho,
pastor, pastorinho?
Não tenho ninguém
que me queira bem.
Não tens um amigo?
Deixa-me ir contigo."
(Eugénio de Andrade)
O pastor com mais de 85 anos e dono de 85 ovelhas foi internado no fim de semana do dia de Portugal – 10 de Junho. Eu estava sentado à sombra num dos bancos de pedra, frequentado há meia dúzia de anos por vários idosos e que agora estão sempre vazios, quando passou a “arrastar-se” ao encontro do seu rebanho. Disse para os meus botões: o pastor não vai bem!
ResponderEliminarOutro pastor acabou por o encontrar caído na berma de um caminho.
Não resistiu a 40º de febre e foi-lhe diagnosticada uma pneumonia!
Nas últimas trovoadas de Junho secou no corpo as molhas que apanhou a guardar o seu rebanho.
Segundo um dos filhos, o pastor já disse a um primo que “desta vez vai acabar com o rebanho…”
Tudo acaba, no entanto, na aldeia ainda existem mais 3 rebanhos e algumas cabras que mantém ocupados e activos algumas pessoas com idades já muito avançadas. Para a maioria, já são muito poucos, deixar de trabalhar é sinónimo do fim…