sexta-feira, 23 de dezembro de 2022

O meu postal Natalício 2022

Postal Natalício da Vida no Campo
Nesta fotografia tirada por mim, em Cidadelhe no Vale do Côa, a Ti'Maria Alice mostra uma das muitas e boas couves tronchudas que todos os anos tinha.
Infelizmente, desde outubro, tem passado menos bem, está internada numa unidade de saúde em Coimbra e se Deus quiser vai passar o Natal junto do Ti'Manel, da sua Fatinha e restante família a Cidadelhe. Este ano e na consoada ainda vai comer das suas couves tronchudas, que plantou em agosto e que religiosamente visitou e cuidou até ao início de outubro.
Para temperar as couves que acompanham com o bacalhau, batatas e cebola cozida, este ano temos azeite que fundiu/rendeu a 20% das suas oliveiras centenárias, que durante uma vida inteira foram mais um espelho da sua mestria no tocante ao trabalho na lavoura (vida no campo) e no caso em particular na arte de limpar/podar oliveiras com quem eu também aprendi.
A Ti'Maria Alice já conta a bonita idade de 87 anos e a sua vida sempre foi no campo e na aldeia!
Obrigado pela partilha,
Feliz Natal e Boas Festas 2022!

quinta-feira, 22 de dezembro de 2022

Mostra Natalícia de Couves

Mostra Natalícia de Couves
Hoje, logo pela manhã e abertura do ISEC aconteceu a 2ª mostra 2022 de couves portuguesas e tronchudas da época do Natal!
Este é o 2.º ano de plantação deste tipo de couves (Castelo Viegas, Eira-Pedrinha, Penca da Póvoa) para a época de Natal que são tradição na ceia de Natal de muitos Portugueses e naturalmente de muitas pessoas da comunidade do ISEC.
Este ano plantámos (320) +/- o dobro das couves do ano passado. Por se darem bem na Horta Urbana do ISEC - Instituto Superior de Engenharia de Coimbra e a procura ser muita, no próximo ano proponho que se plantem o dobro das couves, isto é, 600 couves e dessa forma continuar com o padrão da duplicação... Obviamente, tudo isto dá muito trabalho e toda a ajuda será bem-vinda.
Nota: i) voltamos a recordar que o EcoCampus ISEC não é apenas e só a Horta do ISEC, existem muitas outras atividades "fora da caixa" e este ano há pelo menos mais duas.
ii) No caso de quererem fazer parte deste projeto, são muito bem-vindos e para tal basta enviarem uma mensagem para ecocampus@isec.pt
Votos de BOAS FESTAS e FELIZ NATAL para todos os membros do EcoCampus ISEC, comunidade do ISEC e do Politécnico de Coimbra - IPC, parceiros externos do EcoCampus ISEC, amigos e seguidores deste projeto e programa EcoCampus ISEC.

 

quarta-feira, 14 de dezembro de 2022

A Laika vai à escola

A Laika vai à escola
Hoje, não foi fácil sair à rua devido à chuva... Por ser uma menina muito bem comportada, no final do dia e com a devida autorização dos meus alunos, acabou por assistir a uma aula de Métodos Computacionais em Engenharia do Mestrado em Engenharia Mecânica. Há 24 anos cheguei a levar o nosso filhote Bernardo Correia para o ISEC - Instituto Superior de Engenharia de Coimbra, por não termos ninguém para ficar com ele em casa. Nos últimos tempos já tive que levar a Laika a uma hora de gabinete noturna e hoje a uma aula, para não falar na Ti'Maria Alice e do Ti'Manel que também já tive que os levar para desanuviarem no espaço junto à Horta do ISEC... Coisas da vida e isto também faz parte da vida!
Hoje, a minha #EncantadoraDeAlma está de parabéns por mais um aniversário. A Laika foi ao comércio local da Pedrulha comprar-lhe uma orquídea de interior, para juntar ao conjunto de orquídeas que tem e dessa forma preencher um espaço vazio no tabuleiro de orquídeas. É caso para dizer que ela também é uma menina com bom gosto!
Nota: Hoje a jovem aluna Kammer acompanhou de certeza absoluta bem melhor a minha aula que versou sobre Métodos Numéricos para Sistemas de Equações Diferenciais e Aplicações a Sistemas Dinâmicos e respetiva programação em Matlab, pois, acabei por falar e programar mais lentamente e ela adorou conhecer a Laika. Tem mais um episódio "fora da caixa" para contar da sua passagem pelo ISEC quando voltar para a Alemanha.

segunda-feira, 12 de dezembro de 2022

São Simão na Pedrulha

Apontamento em dia de inverno
Acompanhado pela Laika, este é um caminho que agora faz parte das minhas rotinas diárias e matinais para levarmos o Ti'Manel ao centro de dia do Cspp Pedrulha.
O lugar da Capela de São Simão é um dos pontos altos da Pedrulha e nas suas imediações existe um Senhor pinheiro manso de se lhe tirar o chapéu.
Será que é ainda este ano que a Pedrulha vai ter como prenda de Natal a cedência desta capela por parte da CMCoimbra?
Nos últimos tempos têm existido mais movimentos e eventos culturais e outros na Pedrulha! Se isso é bom? É claro que sim e é um sinal de que a Pedrulha às Portas de Coimbra está viva e tudo o que vier por bem é bem-vindo.
Nota: na Pedrulha a Laika é amiga dos gatos e das gatas e têm-lhes respeito, no entanto, nestes últimos dois meses de estadia na cidade só ainda fez uma corrida com um gato que a desafiou.

sábado, 10 de dezembro de 2022

As minhas berças da Lapa

 















Hoje, subi às minhas berças da Senhora da Lapa para assistir e participar na missa das 9h30 no Santuário de Nossa Senhora da Lapa por intenção da minha saudosa mãe Filomena.
No final da missa, uma pessoa amiga da Lapa, que nos últimos anos acompanhou e privou mais de perto com a minha mãe, acabou por me dizer que eu sou todo a minha mãe... Estar com a família das nossas raízes e nas nossas berças é sempre reconfortante e prazeroso.
A Lapa é linda e fazer-lhe uma visita nesta altura do ano e às portas do Natal é uma escolha acertada... Eu vou voltar sempre, não deixarei de ir visitar a Senhora da Lapa e comprarei sempre uns mimos e iguarias da Lapa que noutros tempos recebia da minha saudosa mãe.
Nota: ainda tive tempo para ir ao interior da Serra da Lapa mostrar o que restava de umas matas que herdei e que infelizmente já não justifica o corte atendendo ao mau estado dos pinheiros... Também fui mostrar o meu quinhão (+/- 2 ha) de terra no eido, junto à estrada entre o Carregal e a Aldeia de Santo Estevão. Por um preço justo esse quinhão de terra e também os terrenos das matas na Serra da Lapa estão à venda, por eu não conseguir chegar a todo o lado e ser para mim uma dor de alma ver o não aproveitamento desses terrenos.

terça-feira, 6 de dezembro de 2022

Livro do centenário do ISEC

Do Instituto Industrial e Comercial
Ao Instituto Superior de Engenharia de Coimbra | ISEC | 100 Anos de Engenharia em Portugal, 1921-2021
No lançamento do livro dos 100 anos do ISEC junto aos meus amigos Almeida Cruz José (antigo colaborador e funcionário não docente do ISEC) e Adelino Besteiro (antigo aluno e Presidente da AE ISEC).
Nunca será demais dizer que estes meus dois amigos marcaram superiormente a sua passagem pelo nosso ISEC, são dois dos vários pilares históricos da nossa instituição e fizeram escola nesta escola centenária de engenharia.

segunda-feira, 5 de dezembro de 2022

Ti'Manel a caminho do CSPPedrulha


Hoje, o Ti'Manel foi ao barbeiro cá em casa.
Já há muitos anos que eu sou o barbeiro do Ti'Manel, isto é, corto-lhe o cabelo que é "farto" e faço-lhe a barba que é rija. Hoje, a máquina do neto Bernardo falhou e a solução foi também rapar o cabelo com a gillette... Todos os anos o Ti'Manel paga-me estes serviços na Páscoa, por ser meu padrinho do crisma, com uma nota de 50€, mas, só depois de lhe pedir a bênção.
A caminho do Cspp Pedrulha parou ao lado de um Massey Ferguson para descansar, que por coincidência foi a marca de trator onde aprendeu a conduzir aos 65 anos, depois de uma vida de trabalho atrás de umas vacas amarelas em Cidadelhe. Fui eu o instrutor que o ensinou a conduzir o trator com o qual acabou por andar +/- 20 anos... O problema era fazer as manobras em marcha atrás! Na 2ª paragem até ao centro de dia, parou junto à rua da Primavera para descansar das suas 90 primaveras. A Laika só vira para trás e vem ter comigo quando vê o Ti'Manel entrar dentro do centro de dia e fecham a porta... É a vida!
Pedrulha, 05/12/2022

segunda-feira, 28 de novembro de 2022

Limoeiro L2

+1 árvore plantada
Foram muitos os anos de espera, mas foi desta vez que uma árvore há muito tempo esperada foi plantada no sítio que há muito tempo (25 anos) reclamava por uma árvore para contribuir para o embelezamento do espaço, sem esquecer todas as outras funções nobres associadas a uma árvore.
Pedrulha, 28/11/2022
Arménio Correia
.