domingo, 6 de dezembro de 2009

Abutres na zona do núcleo de arte rupestre da Faia em Cidadelhe



A guardarem as gravuras rupestres na zona do núcleo de arte rupestre da Faia em Cidadelhe, existem Abutres imponentes e majestosos que tornam este espaço uma espécie de Santuário.

3 comentários:

  1. Quando estiveres por lá não te esqueças de mim, estou ansioso por conhecer esta maravilha natural.

    ResponderEliminar
  2. Nuno,

    Na semana passada vi uma reportagem sobre os abutres que existem na zona do Parque do Douro Internacional. Existem dois tipos de Abutres, sendo que, o Abutre-do-Egito é mais pequeno.
    Quando as correntes térmicas são favoráveis, cerca de duas horas após o nascer do sol, os abutres abandonam os seus poisos e iniciam o seu patrulhamento, utilizando a sua extraordinária capacidade de visão para encontrar carcaças de animais.
    Actualmente, existem comedouros criados pelas brigadas de protecção da natureza, onde colocam animais, como sejam ovelhas ou cabras velhas dos poucos rebanhos que ainda existem na aldeia.

    Na zona de Poiares, Miranda-do-Corvo, Penacova e Coimbra come-se chanfana de cabra velha, enquanto que naquela zona é dada aos Abutres!

    Costumo comer chanfana no Senhor da Serra que é a terra natal de Ferrer Correia. É uma aldeia do concelho de Miranda-do-Corvo, que está a uma altura possível de se ver o mar da Figueira-da-Foz.

    Bom, estás convidado para vires comer uma chanfana ao Senhor da Serra e tirares umas fotografias daquela zona. Relativamente aos Abutres e gravuras rupestres em Cidadelhe, fica marcada uma visita para a Primavera.

    Um abraço,
    Arménio Correia

    ResponderEliminar