terça-feira, 15 de dezembro de 2009

A Lapa coberta de neve

Adeus ó serra da Lapa
Adeus que te vou deixar
Ó minha terra ó minha enxada
Não faço gosto em voltar
Companheiros de aventura
Vinde comigo viajar
A noite é negra a vida é dura
Não faço gosto em voltar
Dou-te o meu lenço bordado
Quando de ti me apartar
Eu quero ir ao outro lado
Não faço gosto em voltar
O meu dinheiro contado
É para quem me levar
O meu caminho está traçado
Não faço gosto em voltar
Moirar a terra insegura?
Fugir da serra e do mar?
Meus companheiros de aventura
Tudo farei para salvar
(Zeca Afonso)

8 comentários:

  1. Olá primo. Visitei o blog do teu irmão e descobri o teu que vou passar a seguir :)
    Eu também tenho um dedicado aos simples trabalhos manuais que vou fazendo. Se e quando quiseres passa pela toca do http://coelhinhoseternuras.blogspot.com/. Bjnhs para todos da prima Sónia :)

    ResponderEliminar
  2. Olá prima,

    Segui o exemplo do meu irmão Nuno e resolvi partilhar o aGreste com outras pessoas.
    Há imagens e saberes populares que nos fazem bem à alma e partilhá-las com outros é sabermos viver em comunidade numa sociedade cada vez mais global e ao mesmo tempo fria e individualista. É um dos princípios de estar e saber estar em comunidade de aprendizagem, que transmito no meu dia-a-dia de trabalho aos muitos jovens com quem lido. Costumo dizer-lhes que venho de terras onde se trocam alimentos e dias de trabalho sem que haja necessidade de um pagamento monetário!

    Gostei dos teus trabalhos!
    Cá em casa também tenho dois artistas de artes manuais.

    Nota: as três fotografias da “Lapa coberta de neve” foram-me cedidas pelo meu irmão Nuno.

    Beijinhos e cumprimentos a toda a tua família,
    Um Bom Natal e Feliz Ano Novo
    Arménio Correia

    ResponderEliminar
  3. Boa noite,
    Tem um blog com fotografias espetaculares e muito bem conseguidas (só lhe deixava um conselho, nas fotografias interiores retire um pouco de luz por causa do flash) =), parabéns.
    Aproveito para lhe desejar um Bom Natal e Feliz Ano Novo.

    Um abraço, Gonçalo Matias

    ResponderEliminar
  4. Gonçalo Matias,

    Obrigado pela sugestão.
    Acontece que a minha máquina é muito simples e das mais baratas! Terei que investir numa máquina mais apetrechada e aprender mais sobre a arte da fotografia.

    O Gonçalo Matias foi meu aluno?
    Se gosta de fotografia, aproveito para lhe sugerir uma visita ao blog do meu irmão: www.nunocoreia.blogspot.com

    Retribuo os votos de um Bom Natal e Feliz Ano Novo.

    Um abraço,
    Arménio Correia

    ResponderEliminar
  5. Gonçalo Matias,

    Depois de ver a sua fotografia, a pergunta que lhe coloquei não faz sentido! Foi meu aluno em AM2 da Licenciatura em Eng. Informática. O seu nome não me era estranho!

    ResponderEliminar
  6. As quadras de Zeca Afonso sobre a Serra da Lapa terminam com "Não faço gosto em voltar", no sentido de que a vida era difícil por aquelas bandas. A emigração para a França, Suíça, Luxemburgo, Alemanha, Brasil e também para Lisboa foi o destino de muitas pessoas da zona da Serra da Lapa.
    Contava a minha saudosa avó, nos serões à volta da lareira, que na Lapa eram praticamente todos padeiros e os mais pobres tinham que "roubar" lenha (giestas) para aquecerem o forno comunitário. Nesta altura do ano era mais difícil levar o trigo da Lapa às aldeias vizinhas, uma vez que, os nevões eram uma constante no Inverno.

    ResponderEliminar
  7. Aquilino dizia que nas terras do Demo eram nove meses de inverno e três de inferno.
    Também me lembro das noites de inverno, toda a gente sentada em volta da lareira a ouvir as histórias que a avó Ester tinha para contar...
    Histórias de vidas duras como o Zeca também contou no Adeus ó Serra da Lapa.

    ResponderEliminar