quinta-feira, 17 de dezembro de 2009

Amendoeiras em Cidadelhe



Duarte o mês de Fevereiro e Março a região de Riba-Côa e Douro Internacional fica coberta com um manto branco e um aroma a mel inconfundível no ar.

7 comentários:

  1. Lenda das Amendoeiras em Flor.
    Há muitos e muitos séculos, antes de Portugal existir e quando o Al-Gharb pertencia aos árabes, reinava em Chelb, a futura Silves, um famoso e jovem rei Ibn-Almundim que nunca tinha conhecido uma derrota.

    Um dia, o rei, entre os prisioneiros de uma batalha, viu a linda Gilda, uma princesa loira de olhos azuis e porte altivo.

    Impressionado, o rei mouro deu-lhe a liberdade, conquistou-lhe progressivamente a confiança. Um dia confessou-lhe o seu amor e pediu-lhe para ser sua mulher.

    Foram felizes durante algum tempo, mas um dia a bela princesa do Norte caiu doente sem razão aparente. Um velho cativo das terras do Norte pediu para ser recebido pelo desesperado rei e revelou-lhe que a princesa sofria de nostalgia da neve do seu país distante. A solução estava ao alcance do rei mouro, pois bastaria mandar plantar por todo o seu reino muitas amendoeiras que quando florissem as suas brancas flores dariam à princesa a ilusão da neve e ela ficaria curada da sua saudade.

    Na Primavera seguinte, o rei levou Gilda à janela do terraço do castelo e a princesa sentiu que as suas forças regressavam ao ver aquela visão indescritível das flores brancas que se estendiam sob o seu olhar.

    O rei mouro e a princesa viveram longos anos de um intenso amor esperando ansiosos, ano após ano, a Primavera que trazia o maravilhoso espectáculo das amendoeiras em flor.

    http://www.guiadacidade.pt

    ResponderEliminar
  2. Ora aqui está uma coisa que nunca vi ao vivo: As amendoeiras em flôr. Vergonhoso não é?!
    Ficam-me gravadas estas tuas lindas fotografias, Arménio, como se da realidade se tratasse...;)

    ResponderEliminar
  3. Não temos que sentir vergonha daquilo que ainda não fizemos ou não conhecemos! A vida é para se viver, como diz o meu amigo Cruz, lenta e progressivamente... Nos tempos de hoje, andamos todos a correr de um lado para o outro e muitas vezes não damos o valor às coisas simples. Na zona da Barca de Alva - Figueira de Castelo Rodrigo, a natureza e o Homem esmeraram-se na pintura aGreste com o rio Douro ao fundo e as encostas íngremes cheias de amendoeiras e oliveiras. Do outro lado fica a Espanha e trepando em sentido oposto subimos para a terra natal de Guerra Junqueiro - Freixo de Espada à Cinta.

    ResponderEliminar
  4. realmente as amendoeiras em flor é algo bem bonito. perto da minha casa existem umas cerejeiras que na altura da flor são bastante bonitas também :)

    ResponderEliminar
  5. Olá, fico maravilhado pela sensibilidade que tu e teu irmão têm na belezeza das fotografias, nas palavras, nas descrições dos lugares e da história e cultura desse povo que corre o perigo de desaparecer e que aqui nos dão a conhecer, como neste simples post tão cheio de conteúdo mostrando a beleza das amendoeiras em flor que nem todos nós temos a oportunidade de vêr, obrigado, aproveito para desejar-te e a tua familia um santo e feliz Natal e um próspero ano novo, abraço, boa semana.

    ResponderEliminar
  6. Tio,estou de boca aberta ao descobrir que também tens jeito para as letras! Realmente és um jeitosinho em tudo o que fazes! Gosto muito de ti!
    Càtia

    ResponderEliminar
  7. Cátia,
    Bem-vinda ao meu Blog!
    Na semana passada uma das minhas alunas de Eng. Biomédica disse-me que estava acabadito, isto é, naquele final de dia e semana de trabalho não estava com a energia, entusiasmo e alegria com que recebo os meus alunos na sala de aulas e no meu gabinete. Naturalmente, eu acabei por lhe dizer que o relógio do tempo não para e os meus cabelos brancos não me deixam mentir.
    Hoje, li a tua mensagem e deparei-me com o "jeitosinho" em tudo o que faço! Não diria isso, mas simplesmente gosto de algumas coisas que faço ...
    Também gosto muito de ti!
    Um beijo, Arménio.

    ResponderEliminar