aGreste... E porque não há duas sem três, a última caminhada foi ao "Lombo do Burro". O nome deve-se ao facto do monte que separa o rio Massueime do rio Côa na extremidade e ponta do concelho de Pinhel ter a forma de um lombo de burro. Neste bico e extremidade o Massueime desagua no Côa que por sua vez desaguará mais à frente no rio Douro. (Caminhada ao Lombo do Burro, Cidadelhe, Vale do Côa, agosto de 2014)
domingo, 6 de dezembro de 2009
A minha 1ª fotografia do Rio Côa
Rio Côa junto a Cidadelhe - aldeia do concelho de Pinhel integrada no Parque Arqueológico do Vale do Côa. Nesta zona o rio côa apresenta um vale granítico de encostas íngremes que impele os forasteiros a um passeio pedonal e sem pressas, para desfrutarem das belezas naturais e testemunhos de arte rupestre.
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
São paisagens aGrestes do Rio Côa junto a Cidadelhe (Porta Sul do Parque Arqueológico do vale do Côa). As pessoas mais idosas da aldeia, contam que antigamente as faias, pequenos pedaços de terra entre as rochas nas margens e encostas do rio, eram cavadas à enxada e, em função dos anos agrícolas, eram colhidas umas fanegas de pão que mataria a fome às famílias!
ResponderEliminarAlguns desses velhotes já morreram e a aldeia ficou mais pobre. Aprendi e convivi com muitos deles! A riqueza das comunidades são as pessoas e essa também está a desaparecer num interior cada vez mais desertificado.