domingo, 13 de dezembro de 2009

Cabritos

Depois de nascer há que saber viver

4 comentários:

  1. O dono dos cabritos é o Ti'Manel.
    Tem mais duas cabras, tratas com todos os mimos e fazem companhia à família. Tinha uma burra muito velhinha que fazia companhia às cabras, mas a velhice falou mais alto e a família ficou mais pobre.
    Os animais conhecem e "sentem" quem os trata bem...!

    ResponderEliminar
  2. O Ti'Manel chegou a ter duas vacas amarelas e uma égua que eram força de trabalho. No mês de Dezembro, utilizava as vacas para fazer mover o engenho e a mó de moer a azeitona no lagar dos Almeidas em Cidadelhe. Depois, aos 60 anos e com o entusiasmo, força e a insistência da Ti'Maria Alice compraram um tractor em 2ª mão. Aprendeu a conduzir e a manobrar o tractor nas lides agrícolas. Trocou as vacas amarelas por uma torina de leite e a égua por uma burra e duas cabritas. Aos 77 anos tem um tractor novo para ir amanhando os prédios, duas cabritas e uma família que lhe quer bem.
    Casaram no dia das mentiras, andam sempre juntos, sofrem juntos, riem juntos e vivem juntos há 50 anos! Parabéns e obrigado pela simplicidade de vida e ensinamentos que nos transmitem. Só ainda não aprendi com a Ti’Maria Alice as técnicas para endireitar ossos, maleitas e afins…

    ResponderEliminar
  3. "Instante

    A cena é muda e breve:
    Num lameiro,
    Um cordeiro
    A pastar ao de leve.

    Embevecida,
    A mãe ovelha deixa de remoer
    E a vida
    Pára também, a ver."

    Miguel Torga
    Beijinhos do "Rodigo"

    ResponderEliminar